22 de ago. de 2009

A crise(?) do PT


Exmo.Sr.Presidente diz não ver crise no PT. Ultimamente ele já não vinha vendo muita coisa mesmo. Quem está em crise maior é o eleitor do PT, e eu me incluo entre eles. Investi parte do meu tempo (muito pequena mas era a parcela possível) na construção deste partido. Frente ao tempo que outras pessoas investiram minha contribuição foi mínima. Mas eu podia ter dormido, ter ficado sentado ao sol ou à sombra. Mas não. Acreditei no PT e sua promessa de mudança, de ética, de respeito ao cidadão. Vesti camiseta, vesti boné, coloquei bigode. Fiz campanha, enchi minha casa de propaganda eleitoral, carreguei bottons... Defendi enfim o que parecia ser um partido político decente, uma proposta diferente ao que se apresentava na época. Investi meu prestígio, minha reputação... Pequena é verdade mas é minha, faz parte de mim, construí ela.

Agora o que vemos? O mesmo fisiologismo conhecido de décadas a fio, talvez com outra roupagem, um fisiologismo terceirizado pois se vale de outros partidos para incorporar fileiras e dobrar possíveis resistências. O mesmo clientelismo putrefato praticado em outros partidos que o PT condenava anos atrás. O mesmo beija-mão usado para aprovar reformas que prejudicam os trabalhadores, aposentados ou não. Enfim, ao fim e ao cabo o PT revela-se. E o que se descobre é que no fim das contas é exatamente como as pessoas mais experientes me alertavam. É tudo farinha do mesmo saco. E eu achava que àquelas pessoas faltava esperança. E hoje constato que faltava era experiência em mim. Agora é votar nulo ou branco até que não seja mais obrigado a votar e compactuar com esta farsa a quem chamam de DEMOCRACIA.

0 Opiniões: