31 de jul. de 2009

Free Gary McKinnon


Com certeza nenhum cidadão de terceiro mundo como eu teria um tratamento diferente se invadisse algum site britânico relacionado à área de segurança ou que contivesse informações confidenciais.

Mas sei lá, isto me incomoda. Não interessa-me a nacionalidade do sujeito ou o crime que ele cometeu. Incomoda é a disparidade entre crime e castigo. Assim como incomoda a possibilidade de uma sudanesa levar chibatadas por usar uma inocente calça, me incomoda também ver alguém ser extraditado para os Estados Unidos e enfrentar um julgamento que pode condená-lo à prisão perpétua por ter tentado invadir sites do governo americano que contém dados confidenciais. Se ele obteve sucesso nas invasões acho que era o caso de se punir também os incompetentes que mantém dados importantes sem as devidas precauções para evitar acessos não autorizados. O invasor merece sim ser julgado, mas em um tribunal em seu país de origem.
Gary McKinnon is facing extradition to the USA under the controversial Extradition Act 2003, without any prima facie evidence or charges brought against him in a UK court. Try him here in the UK, under UK law.

0 Opiniões: