15 de jul. de 2009

Ler pra quê ?


As pessoas não leem mais.

E não estou falando de literatura. Não estou falando de ler "100 anos de solidão" do Gabriel Garcia Marques ou mesmo um conto do Machado de Assis. Estou falando de ler mesmo, de uma simples caixa de diálogo do Ruindows até um aviso no mural da escola.

As pessoas estão ficando preguiçosas e, mais frequentemente, burras. Não sabem interpretar um texto, não conseguem fazer nexo entre uma frase e outra. No meu trabalho às vezes preciso enviar mensagens com instruções para que as pessoas não caiam em golpes enviados por e-mail e é frustrante: elas não entendem, confundem, ignoram e com frequência meus alertas são inúteis. Apesar de avisadas caem nos golpes e depois confessam que não leram ou não entenderam a mensagem que enviei. Será que não consigo me fazer entender?

Recentemente andei pesquisando sobre perfis hackeados no Orkut e me deparei com a seguinte situação: pessoas cobrando de seus amigos hackeados que eles respondessem os recados ou que enviassem recados, que não "sumissem". Outras centenas de hackeados continuam recebendo "parabéns" e "felizes aniversários". Mas que povo mais burro é este que não percebe uma palavra tão direta como "HACKEADO" ?! E quando percebe (duvido muito) por que ninguém pergunta o que significa?

As pessoas precisam ler. Ler à exaustão, mas ler com prazer. É preciso encarar a leitura como uma necessidade, não como uma chatice. A não ser que tenham algum parente no Senado.

0 Opiniões: