22 de jul. de 2009

Comparativo entre anti-vírus gratuitos

Resolvi postar algo mais "útil" desta vez: um comparativo entre os anti-vírus gratuitos mais usados no momento. Instalei uma versão mais enxuta possível do Windows XP Professional, apenas com o driver de rede e o anti-vírus a ser testado.

Uso da Memória RAM

AVGAvastAvira
Arq.de Pag.191Mb210Mb146Mb
Memória livre1,71Gb1,73Gb1,77Gb

Tempo dispendido

AVGAvastAvira
Instalação6 min6 min6 min
Varredura10min21s3min4min31s
Arq.verificados32.82433.63032.181

Espaço em disco

AVGAvastAvira
Tamanho170Mb100Mb100Mb
N° de Arquivos11911533
N° de Pastas403232

O Avast tem algumas características que o tornam um dos piores anti-vírus gratuitos neste comparativo, na minha opinião. A exigência de um endereço de e-mail para registro e a necessidade de registro, são 02 exemplos. Outro ponto contra é o fato de que ao fim do processo de varredura nenhum relatório é apresentado caso não seja detectado vírus, deixando o usuário em dúvida quanto à eficiência do processo.

O AVG tem os piores índices de desempenho neste teste, tornando difícil classificá-lo como o melhor.

O Avira tem os melhores índices de desempenho e, mesmo apresentando propaganda ao fim de cada processo de atualização, merece ser classificado como o melhor anti-vírus gratuito.

4 Opiniões:

Rafael Silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Silveira disse...

Pessoalmente, o pior de todos é o AVG. Programas executáveis baixados, pelo usuário, não importando a natureza - maliciosa ou não - é considerado malicioso pelo anti-vírus, sendo logo excluido ou corrompido pelo software.
O Avira tem lá seus benefícios, mas o barulho de alerta é extremamente chato. No serviço eu escuto ele berrando a manhã inteira. O Avast realmente falha na não exibição de um relatório, mas em compensação não falha na hora da detecção de arquivos mal intencionados.
Ótima comparação, mas muito superficial, poderiam ser levados em conta mais alguns fatores interessantes.
Gostei do post "Será que o Calvin comeu o "N" ?", achei engraçado!
XD

Grande abraço, sucesso para você

Unknown disse...

Haha. O avira para quem tem bom senso é o melhor, com certeza.
Para os noobs.. o melhor é o kaspersky.

Maniac Man disse...

Com certeza está fraco, mas devido a falta de tempo foi o que deu prá fazer. Eu quase não tive tempo nem prá fazer este post fraquinho. Mas daonde que vou tirar tempo prá testar cada configuração com uma bateria de vírus e malwares? As críticas são sempre bem vindas, as boas e as más.